BEM VINDOS

Muitas vezes não conseguimos compartilhar com as pessoas que nos são caras, todas coisas que vemos,
sentimos ou recebemos.São pedaços de vida e sentimentos recolhidos aqui e ali.
Este Blog não tem outras pretensões, senão partilhar textos, mensagens, músicas e poemas com quem acessá-lo.
São meus, são seus e de todos dispostos a partilhá-los.Sinta-se à vontade se quiser comentar, a casa é sua.
Luz e Paz Profunda! Eliana Maria

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, julho 27, 2009

O QUE É IMPORTANTE PARA VOCÊ?

"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
- Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista.

- Como não sou comunista, não me incomodei.
No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico.

- Como não sou católico, não me incomodei.
No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933


Esse pequeno trecho de Martin Niemöller, nos remete aos dias de hoje, principalmente ao nosso país, onde uma "série séria" de valores parece ter perdido força, intensidade e sentido.
Nossos direitos básicos de cidadãos são massacrados, vilipendiados e feito rascunhos inúteis jogados em valas comuns, assim como os mortos da segunda guerra e anestesiados nem nos escandalizamos mais.

- Milhares de pessoas não tem acesso a Saúde - E daí? - "Eu" tenho (ou a empresa me dá) um plano de Saúde.
- Kilometros e mais Kilometros de estradas estão intransitáveis - E daí? - Eu estou no centro e não preciso delas.
- Milhares de crianças estão sem escola ( ou em semi-escolas ) - E daí? - Meu filho (a) ainda está em um colégio particular.

Preparamos nossos filhos, escolhemos transportes seguros, médicos, escolas, professores, cursos visando o seu futuro. Nossos filhos, nossa maior riqueza, crescem merecendo os maiores cuidados
e melhores caminhos.
E àqueles pequenos soltos pelas ruas da vida, sem pai e mãe? aprendem o que e com quem? Assim como nossos filhos eles também encostam as cabecinhas em algum lugar para dormir, também sentem fome. Fome de comida, estudo, carinho, atenção, fome de vida e cidadania.

Alguns deles recebem o "Bolsa-Família", que não controla se as crianças estão na escola ou na rua.
Para o Governo importa o que esse programa vai render nas urnas, e para isso não é interessante que
sejam esclarecidos e independentes. Não é interessante que os Pais e Filhos saiam desse curral, desgarrem da manada, tenham pensamentos próprios.
E isso me leva a pensar um pouco, daqui alguns anos essa criança sem escola, que vende bala nos sinais,
ou passa os dias perambulando pelas ruas vai tornar-se um adulto (a) como meu filho (a)... será que eles cruzaram em alguma das esquinas da vida? E como estarão os dois? É uma roleta russa não é? Você gosta de arriscar?
É o que estamos fazendo diariamente com nosso futuro e com o futuro do nosso país.
Deixando que mentes despreparadas, mesquinhas e gananciosas se fartem e esbaldem com os recursos gerados, que deveriam ser distribuidos e aplicados para a melhoria de vida de todos.
Afinal não é para isso que você paga impostos? Para ter acesso a Saúde, Educação, Transporte, Cultura, etc?
Hoje você consegue manter essas despesas, ou sua empresa talvez o faça além de pagar impostos exorbitantes que escoam pelos ralos dos três poderes ( desconfio de há um quarto que comanda tudo ), mas e amanhã, e depois e depois?
São questionamentos éticos, morais e financeiros que a todo instante desfilam diante de nós, e fechamos os olhos para não o que não nos incomoda diretamente ...
Assim também pensava Martin ...
E quando baterem à nossa porta? Ainda haverá alguém a quem reclamar?

Nenhum comentário: